Conheça nossa obra social

Faça parte da nossa corrente de bem


Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar


"Promover o ser humano em seus aspectos físico, moral e profissional, dando a ele a
oportunidade de adquirir condições de caminhar sozinho". (Missão do Nosso Lar)


    O campo social sempre foi prioritário para o A Caminho da Luz, sendo uma área rica de realizações e muito êxito. No início de suas atividades, houve a distribuição de cestas básicas e roupas para aquelas pessoas que mais precisavam.


  Em 23 de maio de 1987, nasce o Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar, como um departamento de assistência social do Centro Espírita A Caminho da Luz, baseado na necessidade da comunidade e em pessoas que queriam ajudar o próximo, mas sem personalidade jurídica própria. Juridicamente, sua fundação ocorreu em 1º de julho de 1991.


  Ao longo desses anos, foram desenvolvidos diversos projetos assistenciais e educacionais que transformaram e apoiaram pessoas em diversas fases de suas vidas:

- Jovens e adultos: profissionalização e entrada ao mercado de trabalho.
- Crianças e adolescentes vulneráveis: receberam proteção, amor e cuidado, sobretudo um lar.
- Pessoas em situação de rua: albergues de acolhimento.
- Crianças e adolescentes em situação de rua: abrigamento por ordem judicial no Centro de Referência ou moradia provisória na Casa de Passagem.
- Idosos: receberam um lar em nossa Instituição de Longa Permanência.
- Mães: cursos para confecção de enxovais no Clube de Mães.
- Público diverso: Serviço de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Fonoaudiológico (SEAPP).
- Famílias: recebimento de alimentos, roupas e utensílios.



  Essas atividades mostram que, em mais de 30 anos de trabalho, o Nosso Lar atendeu milhares de pessoas de todas as idades, impactando suas vidas, minimizando a condição de vulnerabilidade social, primando por oferecer um serviço de qualidade, pautado nas legislações vigentes com ampla gratuidade e sem qualquer tipo de discriminação.



Hoje, o trabalho continua a transformar e a apoiar a vida de:

  - Crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que permanecem no contraturno escolar no CCA - Centro para Crianças e Adolescentes, onde acontecem atividades recreativas, pedagógicas e esportivas, desenvolvendo arte, cultura e complementando as atividades escolares, ao mesmo tempo que mantém as crianças em segurança e sem tempo ocioso.
- Jovens e adultos, de 15 a 59 anos, que participam de cursos profissionalizantes no CEDESP – Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo, com a finalidade de se preparar para adentrar ou se requalificar para o mercado de trabalho.
- Idosos, que participam de atividades como dança, ginástica, canto, oficina de inclusão digital e palestras de saúde e bem estar na terceira idade, para estimular e fortalecer vínculos.
- Crianças de 0 a 6 anos, acolhidas, por ordem judicial, no SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, por estarem em situação de vulnerabilidade social, e precisam de um lar, mesmo que temporário, para auxiliar a ter independência e boas vivências.
Conheça mais desse trabalho maravilhoso desenvolvido pelo Nosso Lar, no site oficial (colocar o link aqui) da instituição e veja as diversas campanhas realizadas para manutenção do trabalho social.


“A atitude é oração. E, pela atitude, mostramos a qualidade dos nossos desejos.”

(Emmanuel, do livro: Roteiro)